Ter um belo
jardim é um verdadeiro privilégio para quem mora em uma casa e pode desfrutar de toda a sensação de liberdade que esse imóvel oferece. Além disso, os jardins proporcionam o contato com a natureza e o relaxamento ao ar livre e sem que seja necessário se deslocar, a hora que você quiser e puder. Não é à toa que a procura por
casas para vender em Curitiba com jardim é grande.
O
Jardim é um espaço que valoriza muito o imóvel, mas para que toda a família possa aproveitá-lo da melhor forma possível o jardim precisa ser bem cuidado, limpo e principalmente livre de focos de mosquitos da dengue. Afinal esses mosquitos adoram se alojar em espaços com água parada e limpa.
Para que você possa organizar um lindo jardim e mantê-lo em perfeitas condições, preparamos algumas dicas de
decoração e cuidados que você pode ter com o seu
jardim.
Plantas e flores
Independente se seu jardim for grande ou pequeno, ele precisa de vida. Por isso, flores, plantas, folhagens e grama são sempre bem-vindos. Além disso, cuidar, regar e cultivar, mexer na terra é uma grande terapia contra o estresse do dia a dia. Apenas evite misturar muitos tipos de flores e folhagens, pois o excesso de espécies pode tirar o equilíbrio e a harmonia do ambiente. Para uma combinação mais tropical, as palmeiras e samambaias são ótimas. Para um estilo mais rústico e com fácil manutenção os cactos são as plantas perfeitas. Já para quem quer unir praticidade e saúde a dica é plantar temperos e ervas, pois além de adicionar sabor às receitas da casa, será possível fazer chás medicinais, sem se preocupar com agrotóxicos.
Já pensou em comer frutas do pé? Isso já é possível para quem tem jardins maiores e podem caprichar no plantio e cuidados de árvores frutíferas. Um pé de limão, por exemplo, dá frutos o ano inteiro e você ainda pode fazer limonadas, bolos e caipirinhas. Com produtos totalmente orgânicos.
As bromélias são lindas plantas para a ornamentação de um jardim, porém elas podem acumular água de chuva e atrair mosquitos transmissores de dengue. Pois isso fique atento aos detalhes.
Elementos para a decoração de um jardim
Para a apostar na valorização do espaço, vale a colocação de seixos ou cascalhos e bambus para compor a paisagem. Você pode usar a mesma técnica para criar caminhos ou proteger o solo de raios solares, dando uma sofisticação no ambiente. Os decks de madeira também dão um efeito bacana quando misturados com pedras e folhagens verdes. Prefira móveis com linhas mais simples para não carregar o ambiente. Essas peças podem ser combinadas com materiais de decoração próprios para jardinagem, tais como cerâmica e tijolos ou materiais orgânicos da própria natureza, como madeira e as pedras. Ao escolher vasos, opte por aquele que está diretamente relacionado ao porte das plantas, à profundidade da raiz e à porosidade. Por falar em vasos, os cuidados com os pratinhos que ficam embaixo dos vasos devem ser redobrados, ainda mais em épocas que fazem muito calor. A limpeza e a retirada da água que fica parada ali deve ser constante, pois os mosquitos Aedes Aegypti também adoram.
Iluminação
Além da iluminação da casa, o jardim também pode ser ter uma iluminação exclusivamente pensada para dar mais elegância e estilo na composição do todo. O importante é estudar a área e a vegetação, ver a necessidade do local, posicionar bem as lâmpadas para que não prejudiquem as plantas, além de proporcionar beleza e dar destaque sem ofuscar os olhos. É importante também usar lâmpadas que economizam energia. Há algumas opções de luminárias solares para uso externo que criam uma atmosfera requintada, totalmente sustentáveis, sem gastar energia elétrica. Usar tochas, formando um caminho pela paisagem ou ao redor da área da piscina, é outro exemplo de iluminação barata para seu jardim. Espetos de LED para fazer iluminação direcionada, balizadores para delinear calçadas e embutidos de solo para palmeiras e plantas bem grandes, caem muito bem quando o assunto é a iluminação de jardim. Mas atenção: é preciso contar com a ajuda de um profissional especializado para fazer a instalação elétrica com segurança e para usar o tipo de fiação adequada para cargas de cada circuito empregado.
Móveis para o Jardim
Os móveis utilizados para área de jardim devem ser, na sua grande maioria duráveis e resistentes à água, por isso o ideal é que sejam móveis em fibras sintéticas, fibras naturais, plástico, ferro, alumínio, palete, madeira em demolição ou corda. Há também poltronas, puffs e chaises especialmente fabricados para resistir a longos períodos de exposição ao sol, sem desbotar. Todos estes produtos combinam muito bem com almofadas e futons com cores vivas e muitas estampas.
Ombrelone, guarda-sol, mesas, cadeiras, sofás, vale tudo na decoração do seu jardim. E se ele for amplo, dá para colocar espreguiçadeiras e até uma piscina. Se você não pretende se preocupar com a obra para a instalação de uma piscina e nem com os custos de manutenção que todo mês ela exige, existem no mercado ótimas opções de piscinas de plástico ou infláveis. Essas piscinas são encontradas de vários tamanhos, desde os menores até tamanhos que comportam a família inteira, e que podem cair muito bem na composição do seu jardim.
As namoradeiras e cadeiras de jardim junto com decks e pergolados também trazem um efeito único para a decoração do jardim em são perfeitos para aproveitar os momentos tranquilos e de descanso. Os bancos para jardim é outra dica para aproveitar ar fresco. Afinal, nada melhor do que sair de dentro de casa para usufruir o jardim e aproveitar o sol.
Que tal um balanço de madeira para ser a alegria das crianças e dos adultos e garantir horas e horas de diversão no seu jardim? A criatividade não tem limites!
Imagens Pinterest e Pixabay
Muitas
casas em condomínio fechado em Curitiba já vem com toda essa preocupação com o jardim e áreas comuns projetadas especialmente para proporcionar aos seus moradores mais conforto e qualidade de vida. Mas se você não está no momento de adquirir uma, você pode encontrar ótimas
casas para alugar em Curitiba onde você pode fazer o seu jardim do seu jeito.
Espero que tenham gostado. Obrigada pela companhia. Beijos!!!