Pin It button on image hover

Vintage ou Retrô?

decoracao-vintage-retro-abrirjanela

Uma dúvida Vintage ou Retrô são a mesma coisa? Na verdade trata-se de um grande equívoco e vamos esclarecer.

Vintage 

Faz alusão a itens feitos décadas atrás. A máquina de escrever do seu avô ou a máquina de costura da sua avó que são usadas na decoração atual da sua casa, isto é vintage.

decoracao-vintage-aparador-abrirjanela

decoracao-vintage-abrirjanela

decoracao-vintage-maquina-de-datilografia-abrirjanela

Retrô

São peças produzidas atualmente com linhas antigas, tipo uma mesinha com pés palito ou um eletrodoméstico novo com linhas arredondadas, eles são novos, mas tem cara de antigo, isto é retrô.

decoracao-retro-abrirjanela

decoracao-retro-buffet-abrirjanela

decoracao-retro-geladeira-abrirjanela
Imagens Pinterest

Vocês tem alguma peça vintage ou retrô na decoração de sua casa? Gostaria de ter? Me conta adoraria saber!

Espero que tenham gostado. Obrigada pela companhia. Beijos!!!




114 comentários

  1. Amo peças assim, são simplesmente maravilhosas.
    Beijos.
    www.amordeluaazul.com.br

    ResponderExcluir
  2. Personally I prefer the retro, but also the vintage has its charm :)
    A hug,
    Angi

    www.mammatoday.com

    ResponderExcluir
  3. Sempre arrasando nas decorações amei, tenha uma semana abençoada.
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre tive essa dúvida!
    Agora já posso falar que sei e não vou pagar mais mico.
    Adorei o post!

    bjOO e tenha uma ótima semana!

    Blog Breshopping da Dany
    SORTEIOS Breshopping da Dany SORTEIOS
    Instagram: @breshopping_da_dany
    Twitter: @brechodanylins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado. Obrigada querida para você também!
      Bjs❤

      Excluir
  5. Eu prefiro o estilo mais moderno...

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post!

    E como amo, tanto o vintage como o retrô. Ambos dão um ar especial. E combinados a cores fortes ficam ainda mais lindos.

    Amei as imagens.

    Em casa de meu pai tem muito dos dois, sempre gostei muito.

    Grandes beijos.

    blog Jovens Mães

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado. Obrigada pelo comentário e pela visita!
      Bjs querida❤

      Excluir
  7. Amazing post! Very entertaining.

    ** Join Love, Beauty Bloggers on facebook. A place for beauty and fashion bloggers from all over the world to promote their latest posts!


    BEAUTYEDITER.COM
    INSTAGRAM @BEAUTYEDITER

    ResponderExcluir
  8. Oooi!
    Não sabia da diferença! Adorei saber!
    Eu tenho um abajur vintage que era da tia do meu marido e tenho uns quadrinhos provençais que são retrô!

    Beijos!
    Blog Bianca Schultz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca,
      Fico feliz que tenha gostado. Obrigada pelo comentário e pela visita!
      Bjs querida❤

      Excluir
  9. Nossa adorei as inspirações, como também sobre essa diferença, pois também nao sabia.
    beijos!
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderExcluir
  10. Que lindoo! Ameei as inspirações
    ♥Um super beijo♥

    http://ladorosadomundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica,
      Fico feliz que tenha gostado!
      Bjs querida❤

      Excluir
  11. Eu particularmente amo muito mais mesmo o vintage, é um estilo mais romantico, clássico...a minha cara! rsrs

    www.carolyamato.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Bem esclarecido Line!

    cafeeconversas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Eu não sabia diferenciar o que era uma decoração estilo retrô ou Vintage, agora sei hehe!
    Adorei as inspirações, bjus♥

    ResponderExcluir
  14. Não sabia que tinha diferença!!
    Acho lindo os dois tipos de decoração.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,
      Obrigada pelo comentário e pela visita!
      Bjs querida❤

      Excluir
  15. Oie Querida Line adorei as penteadeiras... amei, amei, amei...vc sempre com posts ótimos em decoração.... amoooo e sigo sempre seu blog! obrigadaaaa confesso que já segui várias diquinhas... uma hora tiro foto das decorações que fiz em casa baseada nas suas dicas. Obrigadaaaaa parabénsss que Deus abençoe sempre vc. Fk com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla,
      Obrigada pelo carinho e pelos elogios. Vou adorar ver as fotos, é muito gratificante saber que meus posts estão ajudando de alguma forma.
      Bjs querida❤

      Excluir
  16. Oooi! Nossa, para mim tudo sempre foi retrô USHUSHU, mas agora sei um pouco a diferença. Mas sendo retrô ou vintage, os dois tipos são lindos e dar um ar bem gostoso na casa, sou apaixonada por peças assim.
    BEIJU!

    http://devaneiosbm.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas costumam ter essa dúvida mesmo. Concordo com você.
      Obrigada pela visita e seja bem-vinda!
      Bjs querida❤

      Excluir
  17. vintage ou retro eu amo MUITO esse tipo de decor, uma foto mais linda que a outra!

    www.tofucolorido.com.br

    ResponderExcluir
  18. Retro ou Vintage é vida, é tudo tão amor ♥
    Adoramos as inspirações você sempre arrasa flor. ♥
    Beijos
    yeahvouarrasar.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenham gostado. Obrigada pelo carinho!
      Bjs queridas❤

      Excluir
  19. Peças lindas!!!
    Amamos as inspirações!!!
    Beijos princesa!
    www.princesasdorei.com.br

    ResponderExcluir
  20. sou louca por uma penteadeira!!! acho tão legal!
    fica lindo!
    beijinhos...
    http://adeliadanielablog.blogspot.com.br/2016/05/saida-com-amigos.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adélia,
      Também acho linda as penteadeiras vintage.
      Bjs querida❤

      Excluir
  21. Vc acredita que não sabia a diferença até hoje? Sempre bom aprender coisas novas :)
    eu sou fã de coisas vintages e retrô, e quando tiver meu cantinho quero rechear de coisas assim
    Beijos,

    Amanda
    http://talesandtalks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Várias pessoas tem essa dúvida. Também gosto de peças assim para compor decoração.
      Bjs querida❤

      Excluir
  22. Amei..seu blog, adorei o post, não sabia da diferença entre os dois, em casa tem um telefone bem antigo daqueles de disco, guardado, sempre achei que seria uma bela peça de decoração.
    Beijinhos, parabéns pelo blog.
    http://kellyrlopes2015.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado. Um telefone vintage com toda certeza é uma bela peça decorativa. Obrigada pelo carinho e seja bem-vinda!
      Bjs querida❤

      Excluir
  23. OI!
    Nossa eu adoro!
    Acho lindo mesmo!
    bjs
    http://momentosdemodaebeleza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Eu simplesmente não tinha a menor ideia dessa diferença!
    Adorei saber!
    Acho lindo, mas aqui em casa não tenho nada de nenhum dos dois estilos :( quem sabe um dia rs

    Uma ótima semana!
    Bjus
    Taty
    Na Casa dos Abrantes
    Canal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas pessoas tem essa dúvida mesmo. Fico feliz que tenha gostado.
      Obrigada para você também!
      Bjs querida❤

      Excluir
  25. amazing interiors, specially the colours!! :)

    ResponderExcluir
  26. Que postagem mais linda, as fotos que a ilustraram ganharam meu coração. Até a pouco tempo eu não sabia a diferença, só fui pesquisar por que precisei participar de um desafio fotográfico. Tenha um dia abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida, fico muito feliz que tenha gostado.
      Tenha um dia abençoado você também!
      Bjs❤

      Excluir
  27. Por acaso nunca sabia diferenciar esses estilos!
    Adorei as inspirações!
    Eu nem tenho nada Retro nem Vintage mas não me importava nada :)
    Beijos, boa semana*
    Segui,
    Sweet Little Lady | Last Post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma dúvida comum... Fico feliz que tenha gostado. Obrigada pela visita e seja bem-vinda!
      Uma boa semana para você também!
      Bjs querida❤

      Excluir
  28. muito obrigada pelo esclarecimento, claro e objetivo!
    eu nunca entendi porque sempre enrolavam demais pra explicar rs
    Blog Dinha Belmont✿

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dinha,
      Fico feliz que tenha gostado. Obrigada pela visita e seja bem-vinda!
      Bjs querida❤

      Excluir
  29. Adorei a explicação!
    Beijos!

    http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Adorei saber a diferença entre Vintage e Retrô muito legal.
    Belas inspirações.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Fan Page

    ResponderExcluir
  31. Eu falo que meu pai é vintage! HAHAH Tem muita gente confundindo os termos mas o importante é que tudo é lindo mesmo assim *-*
    | A Bela, não a Fera| | Compro e Vendo em Bazar de Roupas online|| FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei do pai vintage, rsrs... é verdade muita gente confunde os termos e também acho lindo os dois.
      Bjs querida❤

      Excluir
  32. Eu não sabia essa diferença, adorei o post!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas pessoas tem essa dúvida. Fico feliz que tenha gostado!
      Bjs querida❤

      Excluir
  33. Oi Line,
    Eu sempre me confundo com os termos.
    O espelho veneziano da primeira foto é igualzinho ao que eu tenho na entrada de casa, e ele é retrô.
    Bjs
    gosto-disto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Betty,
      Isso é muito comum... Este espelho é lindo, ele é retrô e a mesa aparadora é vintage.
      Bjs querida❤

      Excluir
  34. Adorei as decorações, confesso que não sabia na verdade eu me confundia. Adorei o post ;)

    http://blogpriscillamartinez.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado e muitas pessoas confundem mesmo. Obrigada pela visita e seja bem-vinda!
      Bjs querida❤

      Excluir
  35. vou fazer a decoração da minha casa retrô *-*
    to babando nessa geladeira vermelha!! meu deus!
    hahaha

    Luiza, cafeagridoce.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa geladeira é mesmo linda. Obrigada pela visita e seja bem-vinda!
      Bjs querida❤

      Excluir
  36. Nem sei os dois estilos são lindos!!
    mas amo vintage!!
    Bjs
    http://coffecomaszamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Sou designer de interiores e sempre fico um tanto irritada quando as pessoas usam os termos de forma errada! kk

    blogdaumzoom.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fique, é muito comum as pessoas confundirem. Obrigada pela visita e seja bem-vinda!
      Bjs querida❤

      Excluir
  38. Oi Line,
    Nossa não sabia a diferença :O
    Acho que eu gosto dos dois ♥
    Tem umas coisas retrô que são uma graça ♥
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica,
      Muitas pessoas confundem mesmo, eu também gosto dos dois.
      Obrigada querida!
      Bjs❤

      Excluir
  39. Eu não sabia a diferença! Fiquei de cara agora com a minha burrice, mesmo dizendo aos quatro ventos que amava vintage/retrô hahah
    Tô desejando uma penteadeira <3

    Cá entre nós, miga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é burrice é muito comum as pessoas confundirem. Estas penteadeiras vintage são muito lindas mesmo.
      Bjs querida❤

      Excluir
  40. Olá Line:)
    Apesar de gostar das duas formas, acho que me descaio mais para o Vintage!
    Cada coisa mais linda!!!
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elisa,
      Eu também gosto dos dois e ainda não me decidi, rsrs...
      Bjs querida❤

      Excluir
  41. Eu amo estes design, e eles são tão bonito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado. Obrigada pela visita!
      Bjs querida❤

      Excluir
  42. Eu misturava os dois, adoro esses design vintage e retrô! são lindos e dá para deixar moderno também, colocando aquelas cores vivas <3

    Beijão

    www.seteprimaveras.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas pessoas confundem mesmo. Fica bem moderno e com muita personalidade também!
      Bjs querida❤

      Excluir
  43. adorei as escolhas deste post, a maquina de escrever é linda, adoro moveis vintage!
    http://www.jackblog.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, essa máquina é mesmo linda!
      Bjs querida❤

      Excluir
  44. Eu tenho muita vontade de ter uma mesinha parecida com essa do post, mas também confesso que nunca tinha procurado saber a diferença de vintage e retro, agora já sei como procurar de acordo com o que quero.

    Blog Lua Soares

    Blog Lua Soares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lua,
      Esta mesinha é mesmo linda, é a diferença entre os estilos é apenas um detalhe, espero que encontre o que procura.
      Bjs querida❤

      Excluir
  45. Olá Line;
    Sou completamente apaixonada por vintage e retrô. Em outubro faço renovação de votos e será com esse tema, vou postar as fotos lá na Cabine, mas acredita que ainda não tenho nenhum item na minha casa :(?!

    Beijos da Camila.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila,
      Nossa, parabéns! Vou adorar ver as fotos. Acredito, atém bem pouco tempo também não tinha até que herdei um criado mudo de pés palito que amo.
      Bjs querida❤

      Excluir
  46. ÓTIMO POST, não sabia a diferença, e sim pensava ser a mesma coisa hahahaha, adoro os dois, mas retrô mesmo tenho uma penteadeira, que é coisas que nossa avô usava e que hoje está em alta de novo com uma releitura, com luzes de LED, milhões de gavetas, divisórias e molduras de espelhos diferenciadas.

    http://www.karinadovale.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado e essa dúvida é bem comum mesmo. Penteadeiras retrô são mesmo um charme. Obrigada pela visita e seja bem-vinda!
      Bjs querida❤

      Excluir
  47. Óia só, ia fazer um post sobre essa assunto rss. Está em alto o retrô e o vintage e a tem bastante confusão mesmo. Seu post está bem esclarecedor e objetivo :D

    Eu prefiro o retrô, por ser mais fácil de achar e de combinar com a decoração mais moderna. Mas sou louca pra ter um telefone vintage haha

    Beijos
    Tata Sá
    2Apês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida. O retrô é mais fácil de combinar mesmo, eu também tenho muita vontade de ter um telefone vintage.
      Bjs querida❤

      Excluir
  48. Nunca tinha parado para pensar nessa diferença. É verdade, acabamos associando ambos como a mesma coisa! Adorei o post e amei as fotos de exemplo.. lindas!!!

    Beijinhos, Line.

    <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é bem comum, muitas pessoas acham que são a mesma coisa. Fico feliz que tenha gostado. Obrigada querida!
      Bjs❤

      Excluir
  49. Wonderful home complements I love vintage and retro too.. I go at vintage market forever there are a tresor Come to visit me

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I'm glad you liked it. Thank you for visiting and welcome back !
      I will make a visit to your well.
      kisses ❤

      Excluir
  50. Adorei o post flor ainda não tenho nenhuma peça de nenhum dos dois mais quero muito ter acho lindooo bjs.

    http://patriciaoliiiveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado. Obrigada pelo comentário e pela visita!
      Bjs querida❤

      Excluir
  51. Prefiro retrô!! seguindo :)
    Acabei de criar meu blog linda, adoraria te ver por lá!!

    https://diihpaula.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e seja bem-vinda!
      Farei uma visita no seu também.
      Bjs querida❤

      Excluir
  52. Acredite ou não, não tinha uma ideia clara da diferença! Sendo assim tenho coisas vintage, mas retro nada - no entanto adoro ambos os estilos!

    Aonde (não) estou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,
      Isso é bem comum, muitas pessoas acham que são a mesma coisa. Obrigada pelo comentário, pela visita e seja bem-vinda!
      Bjs querida❤

      Excluir
  53. Aqui em casa é cheio de coisas vintage! Maquina de escrever, toca discos, maquina de costura antigona, fora alguns moveis... Moro com meus avós, então imagina né haha Mas nada tão bonitinho como nas fotos :( Adorei o post, ficou ótimo!
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morar com os avós é assim mesmo, muita coisa vintage mas sem a cor para modernizar. Fico feliz que tenha gostado!
      Bjs querida❤

      Excluir
  54. Oi Line
    Eu sabia da diferença entre as duas, aqui em casa não tenho nenhuma delas.
    Adorei o aparador amarelo da 2ª imagem, um espetáculo.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cissa,
      Este aparador é mesmo lindo. Obrigada pelo comentário e pela visita!
      Bjs querida❤

      Excluir
  55. Oiii!
    Não tenho nada de decoração, mas algumas peças vintage de cozinha eu tenho e amo, acho puro charme *-*

    Beijinhoss!

    https://www.facebook.com/laresmeraldafeliz/
    https://laresmeraldafeliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grazi,
      Eu também acho um charme estas peças. Obrigada pelo comentário e pela visita!
      Bjs querida❤

      Excluir
  56. Queria minha casa toda cheia desses móveis, que coisa mais lindaaaaa, amei tudo, sempre gosto de olhar esses estilos de móveis, só desejando aqui rs

    Beijão
    http://www.ericaresplandes.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que delícia, eu só tenho uma criado mudo, adoraria ter mais. Obrigada pelo comentário e pela visita!
      Bjs querida❤

      Excluir
  57. Amo os dois gêneros, confesso que pensei que ambos só tinham variação de nome!

    Lua xx
    Meu Mundo da Lua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é bem comum, muitas pessoas acham que são a mesma coisa. Obrigada pelo comentário e pela visita!
      Bjs querida❤

      Excluir
  58. Amo retrô ou vintage, são estilosos e fofos! Obrigada por diferenciá-los. Parabéns pelo post!

    Bjnhs e sucesso sempre 💛
    http://ssimplesmenteprincesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  59. Retrô ou vintage, é tudo tão lindo! Mas minha preferência sempre tende pro vintade. Queria muito ter ter uma máquina de escrever antiga.

    Beijos,
    quartodafran.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Máquinas de escrever vintage são mesmo muito lindas. Obrigada pela visita e seja bem-vinda!
      Bjs querida❤

      Excluir
  60. Line gostei de saber a diferença de vintage e retrô não sabia gostei do post Bjim :D borboletando-emtudo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, muitas pessoas desconheciam a diferença.
      Bjs querida❤

      Excluir

Adorei sua visita, deixe o seu comentário e responderei a todos com o maior carinho! Bjs❤

Topo